O Brasil está avançando na implementação da tecnologia 5G, que já está presente em 672 municípios. Isso significa que a nova tecnologia já está presente em cidades onde vivem 138 milhões de pessoas, ou 65% da população do país. A distribuição dessa cobertura revela um esforço consistente na expansão da tecnologia para diversas regiões.
Análise da cobertura por faixa populacional
Ao observar a distribuição por faixa populacional, podemos notar que 112 municípios com menos de 30 mil habitantes (2,5%) já possuem cobertura 5G, de pelo menos, uma operadora, destacando o esforço em levar conectividade também para pequenas cidades.
Nas cidades com mais de 30 mil habitantes, 259 municípios (30,5%) estão cobertos pela nova tecnologia, enquanto nas localidades com mais de 100 mil habitantes, esse número sobe para 146 (85,4%). Já nas cidades com mais de 200 mil habitantes, a cobertura atinge 100%, com 102 municípios beneficiados. A cobertura completa também se estende às 26 cidades com mais de 500 mil habitantes e às 27 capitais brasileiras, onde a tecnologia já está plenamente implementada.
O sucesso dessa expansão se deve, em grande parte, ao comprometimento das operadoras de telecomunicações. Elas investiram pesadamente em infraestrutura, não só em grandes centros, mas também em regiões de menor densidade populacional, promovendo uma inclusão digital mais ampla. Esse esforço tem sido essencial para atingir as metas de cobertura estipuladas pela Anatel, além de impulsionar o desenvolvimento de novas aplicações tecnológicas, como Internet das Coisas (IoT) e cidades inteligentes.
As operadoras seguem buscando ampliar a cobertura nas cidades em que o 5G já está disponível, além de buscar levar a mais nova tecnologia de rede móvel a mais cidades brasileiras seguindo o cronograma estabelecido pela Anatel. Importante destacar que são vários os critérios utilizados pelas prestadoras para priorizar os municípios, sendo um deles a adequação do normativo municipal às diretrizes da legislação federal e melhores práticas para o licenciamento. Assim, o Conecte 5G reforça a sua disponibilidade em prestar informações sobre a nova tecnologia e apoiar às Prefeituras na modernização da sua Legislação Municipal.
Fonte: Anatel