27/02/2023
A falta de regulamentação é a que mais tem prejudicado a implantação do 5G no estado de Goiás. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que moradores de mais 48 cidades goianas podem receber a tecnologia. Entre os municípios estão Senador Canedo, Trindade, Inhumas, Cristalina, Formosa e Cavalcante.
De acordo com a Anatel, as operadoras podem solicitar a implantação da infraestrutura do sinal de rede móvel. Por isso, a agência não divulgou a data em que o sinal de fato poderá ser usado pelos moradores das cidades anunciadas. Em Goiânia, o serviço começou no dia 16 de agosto do ano passado e começou a funcionar apenas com 22 antenas.
Porém, o caminho ainda é longo. Segundo o coordenador de infraestrutura da Conexis Brasil Digital, Diogo Della Torres, aqui em Goiânia, por exemplo, as operadoras enfrentam dificuldades com as questões de legislação.
O secretário-geral da Governadoria do de Goiás, Adriano da Rocha Lima, também reforçou que entre as maiores dificuldades para as operadoras instalarem o 5G está o processo de licenciamento. Ele afirmou que o estado está trabalhando para que esse processo fique mais simples e rápido.
Em nota, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), esclareceu que um projeto que trata da criação de parques tecnológicos foi enviado para a Câmara Municipal em 19 de outubro de 2022 e aguarda aprovação.