Pesquisar
Close this search box.
conecte 5g

Internet das Coisas (IoT): entenda o que é e como funciona esta tecnologia

A implementação do 5G no Brasil está servindo como catalizador de inúmeros avanços tecnológicos. Um dos principais, sem dúvida alguma, é a chamada Internet das Coisas (IoT). Afinal, o que exatamente é a Internet das Coisas? Este conceito está relacionado à interconexão digital de vários objetos, pessoas e processos pela internet, que transmitem e recebem dados por meio da rede. Tais dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentais altamente sofisticados.

Alguns exemplos bastante comuns: relógios inteligentes e aplicativos para rastreamento de carros e celulares. Na medicina, esta tecnologia é aplicada para monitoramento de pacientes a distância. Muitos casos de uso podem ser gerenciáveis na palma da mão, a qualquer distância, com o simples uso de um smartphone.

Por meio desta hiper conexão, a intervenção humana tende a ser cada vez menos frequente nos processos digitais. A internet das coisas está revolucionando a interação entre equipamentos, colocando-os na rota da autonomia e autogerenciamento. As aplicações de IoT já existem há algum tempo, mas sua eficiência está sendo impulsionada, principalmente, pela expansão do 5G. Algumas tecnologias alavancadas pela nova geração de telefonia móvel são responsáveis por essa evolução: maior conectividade, computação em nuvem, armazenamento e análise de dados e alta capacidade de inteligência artificial. Todos estes fatores associados cooperam para tornar a vida das pessoas mais automatizada e servida por dispositivos mais eficientes.

Fale conosco!