Pesquisar
Close this search box.
conecte 5g

Lei municipal defasada dificulta avanços da tecnologia 5G na capital do Tocantins

Clique para acessar a íntegra da reportagem: https://afnoticias.com.br/cidades/lei-municipal-defasada-dificulta-avancos-da-tecnologia-5g-na-capital-do-tocantins-entenda

A chegada do 5G chamou a atenção de todos os brasileiros adeptos de tecnologia. A ultra velocidade, baixa latência (que é o tempo de resposta a um comando), e a possibilidade de conectar múltiplos dispositivos permite a criação de soluções totalmente inovadoras. Também é esperada maior estabilidade da rede.

O processo de expansão e cobertura do 5G será gradativo. Além do cronograma previsto pela Anatel, a conectividade somente poderá avançar à medida que as cidades atualizarem suas leis municipais de antenas.

A lei federal nº 13.116/2015 estabelece normas gerais para implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações. 

A lei municipal de antenas de Palmas (TO) foi sancionada há mais de uma década, antes da lei federal e não é considerada aderente às diretrizes vigentes, impactando na implementação dos equipamentos para propagação do sinal no município. Com isso, as operadoras de telecomunicações terão maior dificuldade para avançar com a instalação necessária para oferecer de forma plena o 5G para a população.

Fale conosco!