O Brasil conta com 459 municípios com leis de antenas atualizadas, beneficiando mais de 101 milhões de pessoas, o que representa quase 50% da população do país.
É um avanço positivo para enfrentar os desafios da implantação do 5G e de futuras tecnologias, mas esse número ainda corresponde a apenas 8,54% de todos os municípios brasileiros.
Atualmente, o país possui 172 municípios onde o 5G está operando comercialmente, e outros 1.852 municípios possuem autorização para o uso do espectro após a conclusão da limpeza da faixa, o que é um número significativamente maior do que o número de cidades com leis atualizadas.
As leis antigas muitas vezes impõem obstáculos à instalação de novas infraestruturas de suporte para telecomunicações, prejudicando a melhoria da qualidade e da cobertura de rede.
A adequação das legislações municipais relacionadas a antenas é fundamental para a expansão bem-sucedida do 5G. Leis desatualizadas representam um grande obstáculo para a implantação e disseminação do 5G, o que, por sua vez, é crucial para a conclusão bem-sucedida da digitalização do país.