O uso e aplicações da Inteligência Artificial já são considerados fundamentais para diversas ações e podem moldar o comportamento humano frente às tecnologias. A IA irá modificar muitos aspectos da vida em sociedade e será imprescindível na tomada de decisões, gestão de processos e eficiência para gerir cidades. Estas são considerações de Moacyr Regys, docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em entrevista ao Conecte 5G.
O professor acredita que o 5G é a primeira tecnologia a permitir aplicações e desenvolvimentos não viáveis em tecnologias anteriores, além de enfatizar o quanto a inteligência artificial irá alterar diversas estruturas da sociedade, das mais simples até as mais complexas, permeando entre simulação de conversas humanas até automatização de processos, a exemplo do carro autônomo.
Conecte 5G
Professor, comente um pouco sobre a atuação do Instituto Federal no Ceará e a experiência do campeonato tecnológico que ocorreu na China. Qual é a relevância de alcançar o terceiro lugar para o Brasil num campeonato localizado em um dos maiores polos de tecnologia do mundo?
Moacyr Regys | IFCE
Estes resultados que obtivemos é fruto de uma parceria que nós temos desenvolvido há alguns anos, desde o final de 2018, em conjunto com a Huawei, e foi fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Instituto Federal do Ceará.
A parceria firmada, portanto, foi essencial para o aprimoramento das tecnologias e desenvolvimento de projetos. Desde então, somos referência na região e já nos destacamos em diversos campeonatos nacionais e mundiais.
Também entendemos que estas evoluções são resultantes das pesquisas que temos relacionadas à quinta geração de internet e aplicações de realidade virtual, com o objetivo de proporcionar experiências mais imersivas. Temos uma espécie de sala laboratório, com equipamentos de alta tecnologia, a exemplo dos óculos de realidade virtual, para que os alunos tenham maior capacitação com 5G e fibra ótica.
Conecte 5G
De que forma os projetos desenvolvidos dentro do instituto, desde a computação em nuvem até a inteligência artificial e o 5G, estão colaborando com a qualificação dos profissionais de tecnologia da informação?
Moacyr Regys | IFCE
A tecnologia 5G vem para promover uma disruptura no pensamento de como utilizamos a tecnologia atualmente. O 5G traz aspectos bem importantes. Além do aumento da velocidade que a maioria dos usuários experimentam, o 5G permite uma quantidade massiva de dispositivos numa rede.
São estes pilares que irão sustentar o surgimento de novas aplicações e uma delas acontece no instituto federal, como o trabalho de realidade virtual. A ideia é trabalhar com a capacidade de processamento e controle dentro da nuvem. Nós temos desenvolvido estas ações voltadas para o desenvolvimento de tecnologias, promovendo capacitação acadêmica e, assim, ofertando ao mercado de trabalho profissionais engajados com o que há de mais atual em tecnologia.
Conecte 5G
Como podemos imaginar tais aplicações no dia a dia? Quais são as possibilidades efetivas de utilizar a inteligência artificial para desempenhar atividades?
Moacyr Regys | IFCE
Eu vejo um cenário ainda a ser desenvolvido bastante grande na área de 5G e inteligência artificial. Estamos iniciando, principalmente porque o 5G ainda será a via para que consigamos trafegar bastante em todas as aplicações já mencionadas.
É o começo da implantação do 5G, então as operadoras ainda estão preocupadas com a infraestrutura, processo natural para este investimento com tal dimensão.
O refinamento das redes e das configurações mais detalhadas vai ficar para um para um segundo momento, em que teremos, por exemplo, um veículo autônomo. Alguns países já estão tratando essa aplicação. A inteligência artificial será aplicada na maioria dessas destas comunicações.
Há um artigo que trata exatamente sobre esta questão. Aborda o quanto que será eficiente gerir cidades por meio das tecnologias atuais e sucessoras. Será fundamental utilizar a inteligência artificial para tomar decisões, utilizar sensores que vão estar distribuídos dentro das cidades inteligentes e tantos outros mecanismos que poderão ser aproveitados.
Todos estes processos são plausíveis e muito bem-vindos, mas ainda precisamos de muitos investimentos.
Conecte 5G
Na área de educação, o 5G consegue promover mais qualidade de conexão às aulas? Já é possível utilizar recursos mais robustos, aproveitando desta conexão que tem mais estabilidade e velocidade?
Moacyr Regys | IFCE
Eu acredito que hoje em dia o 5G ainda não é uma realidade para educação, exatamente porque estamos no processo de implantação. A própria licitação do 5G prevê uma conectividade em alta velocidade para algumas escolas, entretanto, ainda não se é percebido com tanta intensidade por estar nesta fase inicial.
Em relação ao uso da tecnologia do 5G para educação, eu acredito que isso vai trazer muitas vantagens. Algumas escolas de ensino médio na região do Ceará, inclusive, estão usando esse artifício da tecnologia para inserir os estudantes neste ambiente. O profissional de telecomunicações precisa entender dos mais novos termos tecnológicos. Eu explico sempre que o 5G surgiu já de aplicações na nuvem, logo, requer pessoas que possam trabalhar com desenvolvimentos diferenciados e métodos mais avançados do que os atuais.
Para finalizar quero registrar o quanto acredito nas diversas aplicações que já estão sendo desenvolvidas baseadas no 5G. O investimento realizado na China já permite que eles usufruam de casas inteligentes, completamente conectadas, automóvel elétrico e muitos outros benefícios.
No Brasil, ainda precisa de uma política forte para estimular tais investimentos, mas também já temos este movimento pelo 5G e tecnologias sucessoras por entender que este mercado pode alavancar o modo de vida de uma população e impulsionar o desenvolvimento.