O desenvolvimento tecnológico modificou a forma de viver em grupo e realizar diversas atividades cotidianamente. Desde a invenção dos primeiros jogos eletrônicos até a revolução causada atualmente pela quinta geração de comunicações móveis. Tais avanços proporcionam mais qualidade de vida e desenvolvem novos conceitos de vida em sociedade, a exemplo das cidades inteligentes.
O Conecte 5G conversou com Alberto Boaventura, gerente sênior da área de Financial Advisory da Deloitte, sobre as perspectivas de desenvolvimento através das aplicações do 5G.
Durante a entrevista, o especialista explicou de que maneira o 5G pode contribuir com as empresas, aperfeiçoando seus meios de produção e barateamento de custos; maior eficiência nos recursos utilizados pela Internet das Coisas (IoT), considerando a transmissão de dados com velocidade algumas dezenas de vezes superior ao 4G, menor latência, além da maior satisfação do consumidor final que facilmente percebe a rapidez e estabilidade da conexão.
Boaventura também exemplifica o alto potencial evolutivo do 5G com um case de sucesso no campo da medicina.
O experimento realizado em parceria com um hospital possibilitou que médicos realizassem exames de imagens em pacientes grávidas sem que estivessem fisicamente na localidade. Para Alberto, este modelo da telemedicina reforça o quanto o 5G pode ser um grande promotor de inclusão aos serviços essenciais, é transversal a todos os segmentos, atividades laborais e recreativas, podendo ser amplamente aplicado para educação mais inclusiva, indústria de entretenimento e realidade virtual, agronegócio, dentre outros setores da economia e sociedade.
Conecte 5G
Como você avalia a chegada do 5G ao Brasil, os impactos já causados e como os setores podem potencializar seus benefícios?
Alberto Boaventura
O 5G, diferentemente das outras gerações, abre um conjunto de novas possibilidades para exploração, principalmente no que se refere às redes privativas.
Esta geração de comunicações móveis pode ser um grande indutor na eficiência nos processos produtivos, desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes. O 5G, sendo altamente veloz e baixa latência torna os mecanismos de troca de informações mais dinâmicos.
Anteriormente, comunicações móveis seguiam uma linearidade alicerçados nos serviços de banda larga, como o 3G e 4G, avançando para a internet das coisas. Agora estamos presenciando uma expansão muito positiva, tendo abertura de novos serviços e exploração da tecnologia pelo setor privado, diferente das gerações anteriores que ficavam mais restritas aos serviços públicos de banda larga.
Conecte 5G
Como as empresas e os diversos setores podem se preparar para a revolução do 5G?
Alberto Boaventura
É necessário fazer uma avaliação do quanto a tecnologia se encaixa e de que maneira pode melhorar seus processos evolutivos internos. Esta é uma análise setorial que passa pelo acesso e conhecimento do seu potencial e, obviamente, da viabilização da construção de estrutura.
Aqui no Brasil, a Anatel destinou uma parte do espectro de radiofrequência para os serviços privativos. Tais empresas podem usufruir deste benefício realizando as adequações necessárias e, a partir deste momento, adquirir equipamentos e contratar pessoas capacitadas para esta introdução tecnológica. A tendência é que os processos de aplicação do 5G se tornem cada vez mais simples, com isso, trazendo soluções, gradualmente, mais abertas e baratas.
Conecte 5G
De que forma o 5G pode contribuir com a Internet das Coisas (IoT)?
Alberto Boaventura
Sempre que há o desenvolvimento de comunicações móveis, a indústria se prepara para resolver as pendências das gerações anteriores.
O 5G é a rede das redes, baseado em alguns pilares: possui uma conectividade para atender serviços de banda larga móvel que alcança 1 Gbps e opera com baixíssima latência para aplicações críticas. Isso significa que o 5G ‘nasce’ com as características necessárias a atender os novos desafios de aplicações para Internet das Coisas e sociedade. Para além de tantas outras vantagens, o 5G foi pensado para todas as aplicações, fazendo um mix das necessidades da internet das coisas.
Conecte 5G
Quais são os benefícios efetivamente sentidos pelo consumidor final?
Alberto Boaventura
Com a utilização nos processos produtivos há um ganho real na melhoria de produtividade e, consequentemente, redução dos custos e preços dos bens e serviços. A Deloitte possui um exemplo da dimensão que esta tecnologia pode alcançar.
Em 2022 a Deloitte lançou o projeto “OpenCare 5G”. A ação, desenvolvida no Brasil e apresentada com sucesso no MWC2023 em Barcelona, viabilizou o atendimento remoto e realização de procedimentos complexos de saúde para populações mais distantes dos centros urbanos.
Especialistas de saúde realizaram exames de ultrassonografia em tempo real: o médico avalia as imagens no momento exato em que outro especialista está operando o aparelho portátil de ultrassom. Esse caso é uma prova consistente da democratização do acesso à saúde, em que beneficia a população, promove inclusão dos menos assistidos socialmente.
O intuito é fazer com que os serviços de saúde cheguem a um número maior de pessoas, com foco, principalmente em mulheres grávidas, resultando na redução da mortalidade infantil. Na fase inicial os atendimentos foram executados em São Paulo e devem seguir para atender comunidades ribeirinhas no norte do país.
Conecte 5G
Além da saúde, quais outras áreas podem ser favorecidas com o 5G?
Alberto Boaventura
Os benefícios são múltiplos para os municípios em diversos aspectos. A tecnologia pode ser aproveitada em grandes centros urbanos pela engenharia de tráfego, auxiliar as secretarias de segurança pública através de monitoramento e ações preventivas.
Esta rede móvel pode melhorar a qualidade da educação, através do EAD, pela melhor estabilidade da conexão. Assim como na área de saúde, pode ser alcançada por mais pessoas levando conhecimento mesmo àquelas localizadas em comunidades distantes. Outro benefício que pode ser aperfeiçoado é a utilização de tecnologias de Inteligência Artificial para ações preventivas com a utilização de métodos de reconhecimento de padrões (objetos, pessoas, mobilidade etc. ), já utilizados em muitas cidades brasileiras.
Para o cliente final, que porta o smartphone, é facilmente perceptível que a internet é mais rápida; os conteúdos carregam imediatamente, sem o atraso das redes que antecedem ao 5G. Num futuro próximo, com a integração de novos aplicativos que mimetizam a realidade servindo de um portal para a Internet Tátil, onde a Internet será além das experiências audiovisuais.